domingo, 24 de abril de 2011

QUESTÕES PROLIBRAS 2009



Eis as questões da prova objetiva de 2009! Bom estudo e sucesso!!

Dica para o Prolibras: O vídeo passa 3 vezes, então, na primeira vez, tente escrever os sinais que vc conhece, para que na segunda vez, vc tire as dúvidas e na terceira vez vc confirme e tire suas dúvidas.

Estou realizando a tradução em Português das questões, portanto, segue uma tradução minha e a resposta correta da questão de acordo com o disponibilizado pela UFSC. Porém, como estudo, aconselho a tentar sua própria tradução e depois olhar a resposta. Dessa maneira vc terá um tempo de estudo com o Prolibras de 2009.

QUESTÃO 1- 2009




TRADUÇÃO

QUESTÃO NO. 1

VEJA A CONVERSA:
Oi ! Você sabe que agora tem o curso Letras Libras?
Sei! Esse é o primeiro curso em nível acadêmico do Brasil conveniado com o MEC.
Mas esse curso forma quais profissionais?
Os alunos formados no curso futuramente podem atuar como intérpretes ou professores de Libras.
E esse curso é realizado aonde?
Esse curso primeiramente foi planejado na UFSC, mas tem convênios em outros pólos em 18 regiões em todo o Brasil em diferentes estados.

Agora irão aparecer as questões A,B,C,D, você escolherá 1 correta:
A- O curso Letras/ Libras a distancia tem convênio com o MEC
B- A certificação tem efeito bilingue (Português-Libras)
C- O curso Letras-Libras é o primeiro curso acadêmico de Libras em todo o Brasil
D- Todas as universidades espalhadas pelo Brasil possuem o curso Letras/Libras

Resposta: C


QUESTÃO 2- 2009





TRADUÇÃO

QUESTÃO No. 2

Nesse espaço farei uma palavra em Português: GUARDA-CHUVA. Qual é a tradução correta para a Libras?
A
B
C
D

Resposta: B

QUESTÃO 3- 2009





TRADUÇÃO


QUESTÃO No. 3
Tem um surdo junto com o intérprete, eles vão caminhando até a RECEPÇÃO e ficam sentados lá. Então o surdo pergunta: Desculpe, mas eu queria saber informações a respeito do vestibular.
A recepcionista pergunta para o intérprete: Ele é surdo, mas ele sabe ler? Então de que maneira o intérprete deve responder?
A – Pergunte para mim que eu respondo
B – Vou explicar a respeito da vida desse sujeito surdo para você
C- Eu vou avisar o que você me perguntou, mas você precisa perguntar direto para o surdo
D – Eu não sei te responder essa questão

RESPOSTA: C



QUESTÃO 4- 2009





TRADUÇÃO


QUESTÃO 4
O verbo ANDAR, relacionado com o andar de pessoa, como faria em classificador na Libras?
A (referente a Animal)
B (referente a veículo de duas rodas SC, no RJ, esse classificador serviria também para carro, mas esse é um CL do Sul)
C (referente a pessoas em pé em círculo)
D (pessoa em movimento)

RESPOSTA: D


QUESTÃO 5- 2009





TRADUÇÃO

QUESTÃO 5

São 4 opções em Libras, depois você escolhe aquela com a qual o verbo está de acordo com NEGAÇÃO.

A- Eu não gosto de estudar.
B- Não gosto de ler livro.
C- Você me conhece? Acho que não!
D- Não vou estudar Libras.

RESPOSTA:A


QUESTÃO 6- 2009





QUESTÃO 6:

A ESTRUTURA da língua portuguesa e a ESTRUTURA da língua de sinais, comparando essas duas estruturas , observe as questões ABCD e escolha 1 correta.
A- a MODALIDADE do português oral e da Libras são iguais
B- As palavras da língua portuguesa oral e os sinais da Libras são iguais
C- Os sinais da Libras podem ser masculinos ou femininos (obs> estou em dúvida nessa tradução)
D- a gramática da Libras e do Português são diferentes

RESPOSTA: D

QUESTÃO 7- 2009




QUESTÃO 7:

Questões ABCD, e vc escolhe uma correta: relacionado a DATILOLOGIA na Libras
A- Na datilologia, o principal é a posição da mão
B- 1º: posso usar para escrever nome de marcas de diversos materiais, 2º.nome de pessoas, 3º. nome de lugares
C- A função principal da datilologia é o ensino de vocabulários em Português
D- A função principal da datilologia é o auxílio na tradução de legendas

RESPOSTA: B


QUESTÃO 8- 2009




QUESTÃO NO. 8

O intérprete de Língua de Sinais está atuando, porém como deve ser a ética desse profissional? Questões ABCD, e vc escolhe uma correta:
A Após terminar a interpretação, o profissional intérprete não precisa guardar sigilo
B Na interpretação, não há necessidade de preocupação da vestimenta
C Depois de receber o certificado do PROLIBRAS como intérprete, este pode acomodar-se porque considera já saber Libras
D Antes de procurar vaga de trabalho, o intérprete deve analisar-se para saber se tem competência para interpretar e saber bem o português

RESPOSTA: D


QUESTÃO 9- 2009





QUESTÃO NO. 9


Qual o objetivo da Associação de Intérpretes? Questões ABCD, e vc escolhe uma correta:
A- Incentivar o profissional intérprete a desenvolver-se na profissão
B- Ensino de Libras em Congressos gerais
C- Aconselhar familiares de surdo a respeito da LIBRAS
D- Incentivar a rivalidade dos intérpretes

RESPOSTA: A


QUESTÃ0 10- 2009





QUESTÃO No. 10

TRADUÇÃO


Duas pessoas: o professor de Libras e o intérprete de Libras, comparando o trabalho dos dois, escolha a opção certa.
A- O professor de Libras e o intérprete de Libras tem a responsabilidade de auxiliar os alunos surdos, porque a eles faltam muitas informações
B- O professor de Libras precisa saber melhor a língua de sinais do que o intérprete de LIBRAS
C- O intérprete de Libras tem responsabilidade de mediar a comunicação e o professor de Libras tem responsabilidade de ensinar
D- O intérprete de Libras e o professor de Libras tem responsabilidade de ensinar libras ao aluno

RESPOSTA: C

QUESTÃO 11- 2009



QUESTÃO No. 11


Em diversos países, existem línguas orais e línguas de sinais diferentes. Comparando a língua de sinais com as línguas orais, responda corretamente entre ABCD;
A- O português e a LIBRAS são diferentes, mas o português pode fazer empréstimos lingüísticos para a língua de sinais
B- A LIBRAS segue o português, pois a gramática e as regras da língua são iguais
C- O alfabeto Manual é próprio da lingüística do português
D- O Brasil e Portugal possuem línguas orais iguais e língua de sinais iguais

RESPOSTA: A


QUESTÃO 12- 2009


QUESTÃO NO. 12

TRADUÇÃO

Nas questões ABCD, existirão o grupo de 4 sinais que vc irá perceber se os movimentos desses sinais são iguais.

A reunião, árvore e profissional

B reunião, congresso e família

C computador, estudar, pular

D namorar, banheiro, porta

RESPOSTA B





QUESTÃO 13- 2009





QUESTÃO NO. 13

TRADUÇÃO

L’EPPÉ (sinal) foi um personagem muito importante no ensino para surdos, veja essas opções (ABCD) e escolha a alternativa que mais combina com o L’EPPÉ.

A -L’EPPÉ acreditava que somente o oralismo poderia auxiliar o surdo a desenvolver

B -L’EPPÉ inventou a língua de sinais LSF ( Língua de Sinais Francesa)

C -L’EPPÉ era surdo e foi o primeiro a ensinar alunos surdos

D -L’EPPÉ observou a importância da inclusão dos sinais no ensino a alunos surdos

RESPOSTA D


QUESTÃO 14 - 2009



QUESTÃO NO. 14

TRADUÇÃO

Como o ensino bilíngue enxerga o aluno surdo? Veja essas opções (ABCD) e escolha a alternativa que mais combina com ensino bilíngue;

A- Os alunos apresentam limites que necessitam de auxílio para que o aluno se desenvolva

B- Se o aluno surdo está em sala de inclusão juntamente com ouvintes, não necessita de intérprete de libras

C- O aluno surdo participa de um grupo que tem língua própria, e a escola precisa incluir essa língua dentro do ambiente escolar

D- Os alunos surdos precisam de treino e receber o ensino com um professor bilíngue em domicílio

RESPOSTA: C


QUESTÃO 15- 2009




QUESTÃO no. 15

Veja essa conversa sobre política, então escolha as alternativa correta.

Maria e João estão conversando, eles são amigos, e estão em um bate-papo. Maria está informando sobre um acontecimento.

Maria: Ontem eu estava doente, me sentindo mal em minha casa e resolvi ir até ao hospital. Chegando lá, encontrei uma carteira.

João: e vc entregou para o segurança?

Maria: Eu não! Eu entreguei para o policial.

João: Não, você tinha que entregar para o segurança, porque quando uma pessoa perde algo, vai direto ao segurança procurar.

A- Maria foi ao hospital e perdeu a carteira.

B- João pensou que seria melhor dar a carteira ao policial.

C- João queria dar a carteira ao segurança

D- João foi ao hospital e encontrou a carteira

RESPOSTA: C


QUESTÃO 16-2009



QUESTÃO No. 16

Existem dois grupos. Um de surdos conversando em Libras e um grupo de ouvintes conversando na língua oral. Dentro de cada grupo tem regulamentos diferentes de convivência. Escolha a questão que não combina (ou seja a errada).

A- Um ouvinte e um surdo se encontram e começam a conviver, Lá pelas tantas, o ouvinte chama o surdo e o surdo direciona seu olhar para o ouvinte sem problema algum.

B- Se o ouvinte quer chamar o surdo, ele pode tocar em seu ombro

C- Quando o ouvinte quer chamar o surdo, pode gesticular no campo visual do surdo, que este irá olhar.

D- Quando o ouvinte quer chamar o surdo, pode bater o pé no chão, se o piso for de madeira

RESPOSTA: A



QUESTÃO 17-2009



QUESTÃO No. 17

Existem várias Leis sobre Libras. Veja as alternativas ABCD e escolha a correta.

A- A Lei no. 10.436 exige que as crianças surdas vão para escola com um intérprete de Libras

B- O Decreto 5626 que todas as Leis, documentos, livros realizados no Brasil sejam trraduzidos do português para LIBRAS

C- A Lei 10.436 aceita a Libras em substituição ao Português escrito

D- O Decreto 5626 exige: 1- formação específica para professores de Libras e formação específica para intérprete de Libras.

RESPOSTA: D



QUESTÃO 18-2009



QUESTÃO NO. 18

TRADUÇÃO

NA LIBRAS existem diversos tipos de verbos, entre eles, os DIRECIONAIS. Como exemplo: verbo DAR, AUXILIAR, precisam ter sua locação correta dependendo da pessoa relacionada.

Veja as alternativas ABCD, tem diferentes verbos, escolha a que combina com verbos direcionais.

A- amar, brigar

B- Convidar, com licença

C- Estudar, gostar

D- Comer e morrer

RESPOSTA: B


QUESTÃO 19-2009


QUESTÃO NO. 19

A História da Libras até o presente momento. Veja as alternativas ABCD e escolha a que combina com o tema.

A- A LIBRAS e a língua própria das comunidades surdas do Brasil, mas a Libras tem sua origem na LSF

B- A Língua de sinais antigamente era utilizada de forma mais gestual pelos ouvintes, então os surdos tiveram contato e se apropriaram dos sinais

C- é impossível saber da origem da LIBRAS pois não existem documentos que comprovem

D- A língua de sinais foi inventada pelo professor surdo francês HUET que disseminou a língua de sinais por todo o Brasil

RESPOSTA: A


QUESTÃO 20- 2009




QUESTÃO NO. 20

Falar em Libras não tem haver apenas com as mãos, mas com a pessoa em si. Veja as alternativas ABCD e escolha a que combina com o tema.

A- A Libras e a língua oral, se vc observar, são iguais

B- As perguntas realizadas com expressão são diferentes das respostas realizadas com expressão.

C- Dentro da gramática da Libras , o movimento da boca não é importante

D- A expressão facial apenas mostra a emoção

RESPOSTA: B


NÃO PERCA A MINI-OFICINA DO PROLIBRAS REALIZADA PELO CAS-PR NO DIA 26/04/2011


Bom estudo!

Priscila Festa

terça-feira, 5 de abril de 2011

SINAIS DE FAMÍLIA












Que sejas meu Universo

Jovem surdo é preso em Londrina

Glee- Imagine e tradução










Imagine não existir países
IMAGINAR PAISES NÃO TER
Não é difícil de fazê-lo
DIFÍCIL FAZER NÃO
Nada pelo que lutar ou morrer
GUERRA MORRER NADA
E nenhuma religião também
RELIGIÃO SEPARAR NADA
Imagine todas as pessoas
IMAGINAR PESSOAS TODO
Vivendo a vida em paz
VIVER PAZ
Talvez você diga que
TALVEZ DIZER-EU
eu sou um sonhador
EU PESSOA SONHAR
Mas não sou o único
EU SOZINHO NÃO
Desejo que um dia
DESEJAR FUTURO
você se junte a nós
VOCÊ JUNTO NÓS
E o mundo, então, será como um só
MUNDO UNIÃO

Imagine não existir posses
IMAGINAR PRÓPRIO NÃO TER
Surpreenderia-me se você conseguisse
SURPRESA VOCÊ CONSEGUIR
Sem ganância e fome
GANÂNCIA FOME NADA
Uma irmandade humana
PESSOA FAMÍLIA
Imagine todas as pessoas
IMAGINAR PESSOA TODO
Compartilhando o mundo
TROCAR MUNDO
Você pode dizer
VOCÊ DIZER- EU
Que eu sou um sonhador
EU PESSOA SONHAR
Mas não sou o único
EU SOZINHO NÃO
Desejo que um dia
DESEJAR FUTURO
Você se junte a nós
VOCÊ JUNTO NÓS
E o mundo, então, será como um só
MUNDO UNIÃO